A Essência do Vale produz alimentos artesanais, saudáveis, sem glúten, sem lactose e sem aditivos químicos, com receitas exclusivas, desenvolvidas pela engenheira de alimentos e proprietária da empresa Helena Muzzi. Atende um público que visa uma dieta saudável ou restritiva, com produtos como se fossem feitos em casa.

Helena, Augusto e o Filho Arthur Muzzi, no portal de entrada da empresa em abril de 2019.

NOSSA HISTÓRIA

Os proprietários, Helena e Augusto Muzzi, moravam na capital paulista, Arthur Muzzi estava com 1 ano de idade. Em busca de uma vida saudável, se mudaram para o interior de São Paulo. Foram morar na fazenda, como não conheciam nada de agricultura, resolveram produzir doces, geleias e conservas artesanais, pois a região é turística. Sempre tiveram a ideia de fazer produtos diferenciados e saudáveis. Aos poucos foi nascendo a Essência do Vale que, como o próprio nome diz, significa o sabor puro, que prevalece em todos os produtos.

Helena, Augusto e o Filho Arthur Muzzi, na lojinha de fábrica em 2004. Sempre juntos.

Helena começou a produzir na cozinha de casa, com ajuda de Augusto. A princípio procuravam utilizar ingredientes que a própria fazenda oferecia, como banana, jaca, abóbora, pimentas e ervas aromáticas.

A produção era vendida por Augusto em cidades próximas a Cruzeiro, como Penedo, Cunha, Paraty e Campos do Jordão. Quando retornava das vendas, novas ideias e necessidades dos próprios clientes eram discutidas com Helena, que, logo em seguida, já desenvolvia e atendia rapidamente o desejo dos clientes, mantendo assim uma relação estreita e evolutiva com os mesmos.

Assim, atualmente, a Essência do Vale conta com uma linha de produtos de mais de 100 itens, pois no começo o foco era atender lojas de pontos turísticos da região com marca própria. Por isso, a produção foi estruturada para conciliar a grande variedade de produtos à agilidade suficiente para atender aos pedidos dos clientes de forma rápida e garantida.

Além da fabricação de alimentos artesanais e saudáveis, investiram também na loja de fábrica desde 2004, porque a empresa localiza-se em Cruzeiro, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, próximo às Terras Altas da Mantiqueira, região que se destaca pelo seu clima e potencial turístico.

A fazenda Bela Vista, situa-se às margens da Rodovia SP-52, que liga à Via Dutra às cidades do Sul de Minas. Em épocas de férias e feriados, o movimento de turistas é imenso, favorecendo o comércio em sua loja de fábrica que atualmente é um restaurante, acesse o link para conhecer.

UM POUCO MAIS SOBRE A ESSÊNCIA DO VALE

Em 2008 investiram na construção do Restaurante Essência do Vale e a estruturação do mesmo foi até 2012, época que focaram as energias somente no funcionamento do restaurante.

A partir dai, era o momento de voltar a atenção a fabricação dos produtos Essência do Vale. Como no início, em 2002, faziam marca própria para lojas de pontos turísticos e outras empresas de geleias (motivo da nossa grande variedade de produtos, além da grande habilidade e facilidade de Helena em desenvolver produtos), com o passar do tempo perceberam que era preciso investir na marca “ESSÊNCIA DO VALE”.

Em 2012, como já dominavam a técnica de processamento de banana verde desde 2005 na produção de geleias, investiram no desenvolvimento e produção de uma linha de produtos funcionais a base de biomassa de banana verde.

Voltaram a participar de feiras e eventos, investiram na evolução de identidade visual dos produtos para estar mais próximo do consumidor de alimentos saudáveis e assim se consolidar no mercado.

Atualmente a maioria dos clientes são lojas de produtos naturais e empórios, que valorizam a produção artesanal, buscam qualidade de produto e bom atendimento.

Não abrem mão de continuar com a produção totalmente artesanal e sustentável. Para que isso continue dando certo, o quadro de colaboradores da empresa é 100% feminino, que são mães e tem todo um cuidado e zelo com que estão produzindo, atentas ao processo e padrão de qualidade dos produtos.

SUSTENTABILIDADE

Augusto, Arthur e Helena Muzzi, na estação de tratamento de efluentes da empresa.

“Nós valorizamos muito a preservação e recuperação do meio ambiente, quando viemos para a fazenda ela estava degradada, acesse o link e confira. Desde 2003 reflorestamos nossa propriedade e investimos em processos sustentáveis.” , diz Helena Muzzi

NOSSA MISSÃO
Oferecer alimentos saudáveis e de qualidade, preparados de forma artesanal e sustentável, agradando os mais variados paladares e consumidores que prezam a saúde e a qualidade de vida.

NOSSA VISÃO
Consolidar no mercado interno e externo como referência de qualidade na produção artesanal de alimentos saudáveis, com excelência e respeito aos clientes e ao meio ambiente de forma duradoura e lucrativa.

NOSSOS VALORES
A nossa prática é baseada nos seguintes valores:

● Alimentação saudável;
● Melhoria contínua;
● Profissionalismo;
● Inovação;
● Lucratividade;
● Movimento Slow-food – cultivo do gosto pelo prazer, pela qualidade de vida no dia-a-dia e harmonia ambiental;
● Integridade;
● Encantamento do cliente;
● Excelência no atendimento.

Este post tem 4 comentários

  1. Parabéns a vocês pela visão de fazer o melhor para o consumo humano. Abel Scabello.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp us