Tipos de Açúcar: Como Equilibrar o Consumo no Dia a Dia

Tipos de Açúcar…Agora é a Vez do Açúcar!

Continuando a Série “Primeiras Trocas”

por Tathy Araújo*

O brasileiro consome, em média, 55 quilos de açúcar por ano, enquanto a média mundial por habitante corresponde a 21 quilos por ano. A quantidade é mais do que o triplo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15 quilos ao ano.

Um estudo de revisão, publicado no periódico científico Open Heart no final de 2014, indica que os alimentos industrializados enriquecidos com açúcar precisam sair da mesa das pessoas, especialmente os que contêm xarope de milho, substância adoçante comumente encontrada em sucos industrializados e refrigerantes. De acordo com os pesquisadores, a ingestão diária de mais de 74 g de frutose — um dos tipos de açúcares — está associada a um risco 30% maior de aumento da pressão arterial, altos índices de insulina e de colesterol. A ingestão excessiva de açúcar também está relacionada ao envelhecimento precoce; ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, obesidade, esclerose e Alzheimer; e ao desenvolvimento das células de muitos tipos de câncer (de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, pulmão, vesícula, estômago, entre outros), que dependem de insulina para crescer e se multiplicar.

 Tipos de Açúcares

Tipos de Açúcar: Como Equilibrar o Consumo no Dia a DiaNo processo de obtenção do açúcar, o caldo de cana é engrossado, forma o melado e depois passa por diversas etapas de cristalização. No início, o que se obtém é o açúcar mascavo, que, sem refinamentos, mantém vitaminas e minerais (cálcio, ferro e fósforo). E, após várias etapas de cristalizações e de purificações, obtém-se o açúcar cristal. O refinado é igual ao cristal, só que finamente triturado e branqueado.  Aditivos são utilizados para evitar o endurecimento em forma de blocos, recebe gás sulfídrico e outros químicos para ficar branco. Nesse processo, o açúcar perde suas propriedades nutricionais. O açúcar demerara é também obtido da cana sem uso de aditivos ou qualquer processo químico, contendo propriedades nutricionais. Mas, açúcar é açúcar, deve ser consumido com moderação e sob orientação médica.

O que dizer do mel de abelhas¹ – Além de adoçar, tem propriedades antibióticas, é fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas, tem ação imunológica, analgésica, antibacteriana, anti-inflamatória. Também deve ter consumo equilibrado e sob orientação nutricional/médica.

¹O mel, quando aquecido, perde muito das suas propriedades e benefícios. Antes de comprar, leia informações na embalagem, evite os aquecidos acima de 40 graus. Dica: Mel puro e cru, cristaliza. Para dissolvê-lo, coloque o recipiente em banho-maria.

O açúcar de coco é obtido a partir das seivas das flores do coqueiro, é fonte de zinco, potássio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e possui baixo índice glicêmico².

Outros “Adoçantes do Bem” podem ser as frutas como Tâmaras, Banana, etc.

² O índice glicêmico diminui a velocidade de absorção da glicose no sangue, por isso diabéticos precisam buscar alimentos que tenham esse índice baixo. Recomenda-se o consumo equilibrado e sob orientação médica.

BOLO DE CACAU FUNCIONAL

250g Biomassa de Banana Verde
5 ovos orgânicos
5 colheres de sopa de açúcar demerara pulverizado*
5 colheres de sopa de cacau em pó orgânico
2 colheres de sopa de fermento para bolo (ou caseiro**)

Bata os ovos, o açúcar e a biomassa de banana verde no liquidificador. Acrescente o cacau e bata por mais 2 minutos. Agregue fermento e mexa com espátula. Em forma untada, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 25 min.

Para variar e enriquecer de nutrientes inclua castanhas, amêndoas, frutas secas, banana.

*Para pulverizar o açúcar, basta processar no liquidificador até ficar fininho.

** Fermento Caseiro: Bicarbonato de Sódio e Cremor Tártaro. Para cada medida de bicarbonato, misture 2 medidas de cremor. Misture bem e armazene em potinhos de vidro. O cremor tártaro é um pó branco, proveniente da produção de vinhos.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *