Qual o tamanho de uma porção de alimento?

Normalmente procuro escrever sobre dúvidas de consumidores e clientes que me procuram para esclarecer e que acaba sendo uma dúvida comum de várias pessoas.
Espero ser esclarecedor…viso interpretar a legislação e me ater aos conceitos legais de produtos.
MXLLS
Eventualmente encontramos alguns produtos alimentícios do mesmo tipo, mas com tamanhos de porções diferentes em suas tabelas nutricionais. Isso acontece porque a Resolução RDC nº 359, de 23/12/2003, possui uma vasta lista de alimentos com porções definidas para grupos de produtos. No entanto, há alguns produtos que não estão descritos nesta lista e que necessitam de interpretação durante a elaboração da tabela nutricional.
O que ocorre é que cada pessoa que calcula a tabela nutricional pode vir a ter uma interpretação diferente da legislação e a ANVISA deixa a critério de cada fabricante decidir como classificará o alimento conforme consulta feita a própria ANVISA n° 2016249610, onde diz:  “informamos que a GGALI não efetua esse tipo de análise (interpretação de qual porção utilizar caso o alimento não esteja descrito na norma). No entanto, esclarecemos que as porções dos alimentos para fins de rotulagem nutricional que não estão contemplados na legislação devem atender aos critérios estabelecidos na RDC n. 359/2003, principalmente nos itens 4 e 5.”
De acordo com a Resolução RDC nº 359, de 23/12/2003, “porção dos alimentos é a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, maiores de 36 meses de idade em cada ocasião de consumo, com a finalidade de promover uma alimentação saudável e que se tomou como base uma alimentação diária de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Os alimentos foram classificados em níveis e grupos de alimentos, determinando-se o valor energético médio que contém cada grupo, o número de porções recomendadas e o valor energético médio que corresponder para cada porção.”
Alerto para que antes de comparar o teor de qualquer nutriente de qualquer produto alimentício observem primeiro o peso da porção na tabela nutricional. Caso seja diferente os pesos das porções faça a proporção dos nutrientes.
Importante também verificar com seu nutricionista ou médico qual é a sua indicação diária para cada alimento, porque como falado acima, a RDC 359 foi elaborada para uma média da população. No entanto, estamos observando em vários estudos que cada pessoa pode possuir uma necessidade especial dos diversos nutrientes.
 

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *