Doce de Leite e Fondant de Leite: Qual a Diferença?

Sobre Doce de Leite

A nomenclatura “Doce de Leite” é exclusiva do Ministério da Agricultura, que conforme Regulamento Técnico Mercosul de identidade e Qualidade, Mercosul/GMC/Res. n° 137/96, “entende-se por produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor a pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme e adicionado de sacarose”. No entanto, para se declarar “Doce de Leite” a empresa obrigatoriamente deve ter registro no Ministério da Agricultura.

Sobre Fondant de Leite

Doce de Leite vs Fondant de LeiteAs empresas de alimentos que são regularizadas pela Anvisa possuem Licença de Funcionamento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde de cada cidade, onde a empresa está instalada.
Para produzir qualquer tipo de alimento, nesse caso doces, as empresas devem seguir as regras da ANVISA.

De acordo, com a Resolução CNNPA n° 12, de 1978 da ANVISA, no item Balas, Caramelos e Similares, está definido “Fondant de Leite“: produto semi-sólido preparado à base de leite e açúcares, contendo microcristais de sacarose dispersos em sua massa.

Diante dessa explicação, fica claro que a “nossa legislação sanitária é muito bem feita, mas falta capilaridade e harmonização ao sistema”, como diz o Dr. André Bonnet, especialista em gestão da qualidade e mestre em ciência e tecnologia de alimentos, segundo matéria do Jornal O Globo. Ainda segundo ele, “é uma articulação que não depende apenas da esfera federal, mas também de estados e municípios. Esse problema estrutural depende principalmente de uma boa articulação entre estados e municípios.”

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/quem-fiscaliza-que-na-cadeia-de-producao-de-alimentos-8605592#ixzz4q93GHCwQ

Abraços,

Helena Muzzi

1 comentário


  1. I truly appreciate this post. I’ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thank you again! feebacgddefe

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *