Uso Racional do Sal: Aprenda fazer o Sal de Ervas

por Tathy Araújo*

Vamos começar pelo Sal?

O sal que utilizamos não serve apenas para realçar o sabor dos alimentos: o mineral é essencial para o transporte de oxigênio e nutrientes para as células, além de participar dos processos que produzem a contração muscular e os batimentos cardíacos.

Porém, o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda um máximo de 5 gramas (ou 2000 mg de sódio). O principal malefício do excesso de sal é a retenção de líquido: cada 9 gramas fazem o corpo reter 1 litro de água. Quando uma pessoa consome mais sal do que o recomendável todos os dias, terá sempre um volume extra em circulação e uma maior pressão interna nos vasos sanguíneos, o que caracteriza a hipertensão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão arterial afeta cerca de 30% da população brasileira adulta. O efeito desta pressão alta no organismo é a sobrecarga de todo o sistema cardiovascular. Podendo bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto; no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC. Já nos rins, o entupimento das artérias prejudica a filtragem do sangue, podendo causar insuficiência renal.

Outros fatores de risco: o sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e obesidade estão na lista dos principais fatores de risco modificáveis para a hipertensão arterial. São situações que podem ser controladas e alteradas pelo indivíduo, que deve escolher uma alimentação mais saudável e natural, com menos produtos industrializados e mais rica em nutrientes.

DICA: Para controlar a ingestão de sal, evite temperos prontos, industrializados!

Experimente este SAL DE ERVAS, estará reduzindo o sódio e agregando sabor e nutrientes às suas receitas!

25 g de alecrim desidratado
25g de manjericão desidratado
25 g de orégano desidratado
25 g de salsa desidratada
25g de gergelim torrado
20 g de sal marinho *

Processe tudo no liquidificar até ficar um pozinho fino. Armazene em recipientes de vidro e utilize em preparações agregando sabor, nutrientes e ainda reduzindo o sódio.

* O Sal marinho, é obtido a partir da evaporação da água do mar e não contém aditivos químicos, não passa por processo de refinamento. Assim, mantém todos os micro minerais e nutrientes que costumam ser removidos durante o processo de secagem e refino utilizado para produzir o tradicional sal de mesa.

E é exatamente por não sofrer nenhum tratamento térmico ou químico que o sal marinho mantém sua coloração natural, que pode ser cinza, preto, rosa ou até mesmo branca.

Se você não tem tempo para preparar seus próprios temperos ou prefere demandar seu tempo com outros afazeres, a @essenciadovale tem uma ampla linha de temperos saudáveis, clique aqui!

Referências:

Sobre Tathy Araujo

Psicóloga, especialista em Marketing, empresária, dona de casa, esposa, mãe. E, como a maioria das mulheres modernas, viveu desdobramentos para dar conta dos diversos papéis. Com o passar do tempo, veio a cobrança: mente e corpo adoecidos por uma rotina frenética. Desenvolveu intolerâncias alimentares, psoríase e decidiu se reinventar. E, num processo evolutivo, ela e sua família adotaram um estilo de vida com mais equilíbrio. Nasce daí o desejo de compartilhar essa vivência e oferecer um canal de multiplicação do que é bom e faz bem!

Conceito  Trocas Saudáveis:
Cresce o numero de pessoas com obesidade, hipertensão, diabetes,
câncer, depressão e tantos outros distúrbios físicos e emocionais. As
mudanças de hábitos se fazem necessárias e urgentes! Como tudo deve
“começar pelo começo”, as primeiras trocas são a base do conteúdo da
Confraria: Trocas de gorduras ruins pelas boas, redução de sódio e
açúcares, Introdução de uma alimentação sem venenos, aproveitamento
integral dos alimentos, consumo consciente, tudo através de dicas
práticas e possíveis de serem aplicadas no dia a dia. É foco o olhar para
dentro, o se conhecer, se observar e estar atento aos movimentos
internos adaptando rotina, conteúdo, etc, ao que harmoniza cada um:
ser único e em construção.

7 Responses

Add a Comment

Seu endereço de e-mail não será divulgado ou exibido em nenhum lugar.